UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS IV –
LITORAL NORTE
DISCIPLINA:
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PROFESSOR:
JOSEVAL MORANDA
ALUNA: FERNANDA SILVA DA COSTA
Síntese
Reflexiva: “Avaliação da aprendizagem... Mais uma vez”
Existe
diversa diferencias entre o aprender da criança na escola, e consequentemente a
sua avaliação. A maioria das crianças ou seja, os alunos estão mais preocupados
com as notas, do que em aprender, o que eles almejam mesmo é passar de ano.
Falando um pouco do exame, que tem por objetivo classificar o discente em
passa-lo ou não passa-lo de ano.
Não
se ta dando o valor necessário, ou seja, não se valoriza a qualidade de ensino
o que visam são apenas notas e notas. Só é levado em conta o que aprenderam e
não o que deixaram de aprender. O exame ele é seletivo e excludente.
A
avaliação por sua vez atua diferente. A avaliação tem como objetivo avaliar
processualmente a aprendizagem do aluno. No processo de avaliação passa a ser
muito importante o método de ensino no qual é passado para o aluno os conteúdos.
O que os alunos aprenderam passa a ter importância significativa para seus
docentes. A avaliação diferentemente do exame ela não excludente. Sem deixar de
resaltar que a avaliação ela é dinâmica, dialética, diagnostica e formativa, ou
seja, a postura do docente deveria ser avaliativa e não examinadora.
O
exame desde o século XVI até hoje, é um forte instrumento de controle escolar. É
preciso pensar melhor no processo de aprendizagem, para o aluno em uma escola
verdadeiramente avaliativa onde os pais precisam ser reeducados.
Sendo
assim a pedagogia de exame preocupa-se apenas em classificar. Já a avaliação se
satisfaz com o processo contínuo de aprendizagem. Avaliação pode ser um canal,
ou seja,um convite a uma nova modalidade escolar.
REFERÊNCIA:
LUCKESI,Cipriano
Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI, Cipriano
Carlos. Avaliação da aprendizagem
escolar: estudos e proposições. 22.Ed São Paulo: Cortez, 2011,p61-65.
Síntese muito construtiva, na qual discutimos mas uma vez sobre a avaliação e suas consequências.
ResponderExcluir