segunda-feira, 21 de julho de 2014

Síntese reflexiva " avaliação da aprendizagem...Mais uma vez."

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS IV – LITORAL NORTE
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PROFESSOR: JOSEVAL MORANDA
ALUNA: FERNANDA SILVA DA COSTA

Síntese Reflexiva: “Avaliação da aprendizagem... Mais uma vez”

Existe diversa diferencias entre o aprender da criança na escola, e consequentemente a sua avaliação. A maioria das crianças ou seja, os alunos estão mais preocupados com as notas, do que em aprender, o que eles almejam mesmo é passar de ano. Falando um pouco do exame, que tem por objetivo classificar o discente em passa-lo ou não passa-lo de ano.
Não se ta dando o valor necessário, ou seja, não se valoriza a qualidade de ensino o que visam são apenas notas e notas. Só é levado em conta o que aprenderam e não o que deixaram de aprender. O exame ele é seletivo e excludente.
A avaliação por sua vez atua diferente. A avaliação tem como objetivo avaliar processualmente a aprendizagem do aluno. No processo de avaliação passa a ser muito importante o método de ensino no qual é passado para o aluno os conteúdos. O que os alunos aprenderam passa a ter importância significativa para seus docentes. A avaliação diferentemente do exame ela não excludente. Sem deixar de resaltar que a avaliação ela é dinâmica, dialética, diagnostica e formativa, ou seja, a postura do docente deveria ser avaliativa e não examinadora.
O exame desde o século XVI até hoje, é um forte instrumento de controle escolar. É preciso pensar melhor no processo de aprendizagem, para o aluno em uma escola verdadeiramente avaliativa onde os pais precisam ser reeducados.
Sendo assim a pedagogia de exame preocupa-se apenas em classificar. Já a avaliação se satisfaz com o processo contínuo de aprendizagem. Avaliação pode ser um canal, ou seja,um convite a uma nova modalidade escolar.
   REFERÊNCIA:

LUCKESI,Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22.Ed São Paulo: Cortez, 2011,p61-65.

Um comentário:

  1. Síntese muito construtiva, na qual discutimos mas uma vez sobre a avaliação e suas consequências.

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