UNIVERSIDADE FEDERAL DA
PARAIBA
CAMPUS IV- LITORAL NORTE
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA: JOSEVAL
MIRANDA
ALUNA: FERNANDA SILVA
DA COSTA
UM
PROBLEMA EM RELAÇÃO AO EXAME
O
sistema delega ao exame a esperança de uma melhoria na educação, no entanto o
desempenhar de uma atrapalha a outra. É onde acontece a tão famosa frase um
melhor sistema de exame, um melhor sistema de ensino. De certa forma o exame
procura diagnosticar de uma forma, mas abrasiva, ou seja, de uma forma, mas
global do exame. Mostrar a evolução da prática do exame na historia pedagógica
é analisar seu crescimento, seu desempenho, seu desenvolvimento e de principio
enfatizar três inversões realizadas no exames que são:PROBLEMAS SOCIAIS EM
PROBLEMS TÉCNOS ;DE PROBLEMAS METODOLOGICOS E PROBLEMAS DE RENDIMENTO: O EXAME
COMO PROBLEMA (DE CONTROLE)CIENTIFICO NO SECULO XX.EM DIREÇÃO AO EMPOBRECIMENTO
DO DEBATE EDUCATIVO.
Através
do exame é depositado toda melhoria, todo crescimento, toda qualidade e toda
expectativa, isso acontece quando o governo não consegue resolver seus
problemas,vendo no exame “seu cano de escape” pra resolve-lo.Porém não cabe ao
exame resolver todos os problemas de ordem sociais, e sim cabe essas estâncias
desempenhar suas funções.Afirmando que o exame é sim um espaço
super-dimecional.
Avaliação sempre foi concebida como uma forma
de controle que através da seleção, incluía poucos e excluía muitos.A concepção
da avaliação por muito tempo foi reduzida a pratica de exame.Durante alguns
anos o exame era usado não como questões educativas,como um deposito que
possibilitava o controle social.Utilizavam a pratica dos exames para julgar a
capacidade dos sujeitos.Uma das funções atribuídas ao exame era determinar se
um sujeito poderia ser promovido de uma serie para outra,acontecimentos da
primeira inversão,que trata sobre problemas sociais e problemas técnicos. Já a
segunda inversão trata de exames metodológicos, ou seja, textualiza o exame
direcionando ao método. Sua função consiste em ser o ultimo passo da avaliação
para a aprendizagem. O professor não deve depositar tudo no aluno, ele também
tem que ser avaliado, caso haja mal rendimento escolar,desinteresse dos
alunos,notas baixas, com tudo o professor deve revisar seus métodos.Com relação
a terceira inversão no qual o tema abordado é: O EXAME COMO PROBLEMA CIENTIFICO
NO SÉCULO XX EM DIREÇÃO AO EMPOBRECIMENTO DO DEBATE EDUCACIONAL controlar a
evolução é inerente ao próprio exame;Pois nos Estados Unidos de acordo com essa
terceira inversão que foram surgidas as prova inteligentes.De acordo com
BINET,1905 “ A sociedade foi liberadas de problemas éticos que criam a
injustiça, mostrando que o resultado das diferenças são apenas biológicas.No
entanto nesse período o teste agrega-se aos três conceitos importante, que é o
cientifico,o valido e o objetivo.Com todo esse impasse nesse período também foi
aprovada leis que obrigavam a esterilização,pois a sociedade também era
dividida ou seja pessoas inteligentes e pessoas
marginalizadas(negros,presidiários,prostitutas),e eles queriam preservar o
estado para uma classe de pessoas dignas, onde os marginais não tinha espaço.
Por isso em principio “altruístas” foram aprovadas essas leis.Teste
estabeleciam que estudantes mereciam receber educação devido a sua
inteligência,enquanto outros jovem estavam determinado a perecer ou seja eram
pessoas que nunca teriam oportunidade de crescer profissionalmente.Com o passar
observamos que teste objetivos podem ajudar o educador a cumprir uma de suas
tarefas que é determinar se uma pessoa é promovido,se a pessoa passa de ano, ou
seja segundo THORNDIKE “Os psicólogos e educadores são como novos sacerdote na
sociedade moderna e decide em que lugar cada pessoa deve ocupar.Vagarosamente o
conceito de exame foi substituído pelo termo prova objetiva;A substituição do
nome “exame”para avaliação foi necessário apenas por usar um termo neutro, para
refletir uma imagem mas acadêmica ou seja na realidade de toda noção de
avaliação da aprendizagem remete a mesma medição.O avaliar não é mas só o
docente,e sim um conjunto de integrantes que contribuem com a instituição.De
acordo com Angel Díaz Barriga “A ação na aula se converti, em uma ação perversa
em seu conjunto:Os professores só preparam seus alunos para resolverem
eficientemente os exame,e os alunos só se interessam naquilo que representa
pontos para passar no exame.”Percebemos que o sistema de ensino preocupa-se com
exames,notas, deixando a desejar na aprendizagem.
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