segunda-feira, 21 de julho de 2014

Síntese reflexiva " um problema em relação ao exame"


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CAMPUS IV- LITORAL NORTE
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA: JOSEVAL MIRANDA
ALUNA: FERNANDA SILVA DA COSTA

UM PROBLEMA EM RELAÇÃO AO EXAME
O sistema delega ao exame a esperança de uma melhoria na educação, no entanto o desempenhar de uma atrapalha a outra. É onde acontece a tão famosa frase um melhor sistema de exame, um melhor sistema de ensino. De certa forma o exame procura diagnosticar de uma forma, mas abrasiva, ou seja, de uma forma, mas global do exame. Mostrar a evolução da prática do exame na historia pedagógica é analisar seu crescimento, seu desempenho, seu desenvolvimento e de principio enfatizar três inversões realizadas no exames que são:PROBLEMAS SOCIAIS EM PROBLEMS TÉCNOS ;DE PROBLEMAS METODOLOGICOS E PROBLEMAS DE RENDIMENTO: O EXAME COMO PROBLEMA (DE CONTROLE)CIENTIFICO NO SECULO XX.EM DIREÇÃO AO EMPOBRECIMENTO DO DEBATE EDUCATIVO.
Através do exame é depositado toda melhoria, todo crescimento, toda qualidade e toda expectativa, isso acontece quando o governo não consegue resolver seus problemas,vendo no exame “seu cano de escape” pra resolve-lo.Porém não cabe ao exame resolver todos os problemas de ordem sociais, e sim cabe essas estâncias desempenhar suas funções.Afirmando que o exame é sim um espaço super-dimecional.

 Avaliação sempre foi concebida como uma forma de controle que através da seleção, incluía poucos e excluía muitos.A concepção da avaliação por muito tempo foi reduzida a pratica de exame.Durante alguns anos o exame era usado não como questões educativas,como um deposito que possibilitava o controle social.Utilizavam a pratica dos exames para julgar a capacidade dos sujeitos.Uma das funções atribuídas ao exame era determinar se um sujeito poderia ser promovido de uma serie para outra,acontecimentos da primeira inversão,que trata sobre problemas sociais e problemas técnicos. Já a segunda inversão trata de exames metodológicos, ou seja, textualiza o exame direcionando ao método. Sua função consiste em ser o ultimo passo da avaliação para a aprendizagem. O professor não deve depositar tudo no aluno, ele também tem que ser avaliado, caso haja mal rendimento escolar,desinteresse dos alunos,notas baixas, com tudo o professor deve revisar seus métodos.Com relação a terceira inversão no qual o tema abordado é: O EXAME COMO PROBLEMA CIENTIFICO NO SÉCULO XX EM DIREÇÃO AO EMPOBRECIMENTO DO DEBATE EDUCACIONAL controlar a evolução é inerente ao próprio exame;Pois nos Estados Unidos de acordo com essa terceira inversão que foram surgidas as prova inteligentes.De acordo com BINET,1905 “ A sociedade foi liberadas de problemas éticos que criam a injustiça, mostrando que o resultado das diferenças são apenas biológicas.No entanto nesse período o teste agrega-se aos três conceitos importante, que é o cientifico,o valido e o objetivo.Com todo esse impasse nesse período também foi aprovada leis que obrigavam a esterilização,pois a sociedade também era dividida ou seja pessoas inteligentes e pessoas marginalizadas(negros,presidiários,prostitutas),e eles queriam preservar o estado para uma classe de pessoas dignas, onde os marginais não tinha espaço. Por isso em principio “altruístas” foram aprovadas essas leis.Teste estabeleciam que estudantes mereciam receber educação devido a sua inteligência,enquanto outros jovem estavam determinado a perecer ou seja eram pessoas que nunca teriam oportunidade de crescer profissionalmente.Com o passar observamos que teste objetivos podem ajudar o educador a cumprir uma de suas tarefas que é determinar se uma pessoa é promovido,se a pessoa passa de ano, ou seja segundo THORNDIKE “Os psicólogos e educadores são como novos sacerdote na sociedade moderna e decide em que lugar cada pessoa deve ocupar.Vagarosamente o conceito de exame foi substituído pelo termo prova objetiva;A substituição do nome “exame”para avaliação foi necessário apenas por usar um termo neutro, para refletir uma imagem mas acadêmica ou seja na realidade de toda noção de avaliação da aprendizagem remete a mesma medição.O avaliar não é mas só o docente,e sim um conjunto de integrantes que contribuem com a instituição.De acordo com Angel Díaz Barriga “A ação na aula se converti, em uma ação perversa em seu conjunto:Os professores só preparam seus alunos para resolverem eficientemente os exame,e os alunos só se interessam naquilo que representa pontos para passar no exame.”Percebemos que o sistema de ensino preocupa-se com exames,notas, deixando a desejar na aprendizagem.  

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