UNIVERSIDADE
FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS IV –
LITORAL NORTE
DISCIPLINA:
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PROFESSOR:
JOSEVAL MORANDA
ALUNA: FERNANDA SILVA DA COSTA
HISTÓRIA
DA MINHA VIDA ESTUDANTIL
Os caracteres que
passarei a escrever narrará a história da minha vida escolar. Segundo os
relatos sobre a experiência do sistema de avaliação, referente ás práticas
pedagógicas usadas pelos educadores que fizeram presente no meu ensino
infantil, fundamental e médio.
Eu Mem chamo Fernanda
silva da costa, sou casada tenho uma filha, moro em Rio tinto e tentarei buscar
nas minhas lembranças as experiências vivenciadas por mem quando criança /
adolescente.
Aos meus setes anos
comecei a estudar na escola Nossa Senhora de Fátima nesta cidade e tive como
professora a senhora Maria Marta, a mesma também era dona da escola, pois
era uma instituição particular. Esta escola era referência na nossa cidade,
pois as crianças aprendiam rápido a ler e escrever, então meus pais fizeram de
tudo pra mem matricular nessa unidade de ensino.
No inicio o processo de
socialização foi muito atraente, pois todas as crianças eram acolhidas de forma
igual, as brincadeiras eram todas inclusivas e divertidas, já na aprendizagem
tenho traumas, pois éramos obrigados a decorar as tabuadas, qualquer erro era
severamente corrigido pela terrível palmatória e pelos milhos no joelho. Esses
eram os métodos que a professora Maria Marta utilizava para castigar
aqueles que não decoravam as lições do dia a dia.
Já no ensino médio, o
método de avaliação utilizada pelos os meus professores foram os métodos
tradicionais ou seja, a conhecida
“decoreba” método no qual os professores passavam o conteúdo depois exercício e
por fim cobravam o mesmo em provas.
Sendo assim percebo
hoje, segundo a vivência acadêmica, a diferencia entre uma avaliação examinadora e uma avaliação
direcionada ao ensino da aprendizagem, posso conciliar os diferentes métodos de
avaliação pelo qual fui avaliada e percebo que cada instituição tem um papel
fundamental para o crescimento social e intelectual ,através da interação
professor/aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário