segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Memorial da minha vida estudantil"

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS IV – LITORAL NORTE
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PROFESSOR: JOSEVAL MORANDA
ALUNA: FERNANDA SILVA DA COSTA

HISTÓRIA DA MINHA VIDA ESTUDANTIL

Os caracteres que passarei a escrever narrará a história da minha vida escolar. Segundo os relatos sobre a experiência do sistema de avaliação, referente ás práticas pedagógicas usadas pelos educadores que fizeram presente no meu ensino infantil, fundamental e médio.
Eu Mem chamo Fernanda silva da costa, sou casada tenho uma filha, moro em Rio tinto e tentarei buscar nas minhas lembranças as experiências vivenciadas por mem quando criança / adolescente.
Aos meus setes anos comecei a estudar na escola Nossa Senhora de Fátima nesta cidade e tive como professora a senhora Maria Marta, a mesma também era dona da escola, pois era uma instituição particular. Esta escola era referência na nossa cidade, pois as crianças aprendiam rápido a ler e escrever, então meus pais fizeram de tudo pra mem matricular nessa unidade de ensino.
No inicio o processo de socialização foi muito atraente, pois todas as crianças eram acolhidas de forma igual, as brincadeiras eram todas inclusivas e divertidas, já na aprendizagem tenho traumas, pois éramos obrigados a decorar as tabuadas, qualquer erro era severamente corrigido pela terrível palmatória e pelos milhos no joelho. Esses eram os métodos que a professora Maria Marta utilizava para castigar aqueles que não decoravam as lições do dia a dia.
Já no ensino médio, o método de avaliação utilizada pelos os meus professores foram os métodos tradicionais ou seja, a  conhecida “decoreba” método no qual os professores passavam o conteúdo depois exercício e por fim cobravam o mesmo em provas.
Sendo assim percebo hoje, segundo a vivência acadêmica, a diferencia entre uma  avaliação examinadora e uma avaliação direcionada ao ensino da aprendizagem, posso conciliar os diferentes métodos de avaliação pelo qual fui avaliada e percebo que cada instituição tem um papel fundamental para o crescimento social e intelectual ,através da interação professor/aluno.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário