quinta-feira, 10 de julho de 2014

ALUNOS: Jonathas Anderson de Moura  Firmo 
      Jonas Mendonça Targino
PROFESSOR: Joseval Miranda
DISCIPLINA: Avaliação da Aprendizagem
Síntese: Avaliação do aluno: a favor ou contra democratização do ensino?
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação do aluno: a favor ou contra democratização do ensino? In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.95-118.
1.      Democratização do ensino e avaliação do aluno
·         Democratização do acesso á educação escolar
·         Por que necessitamos de escolarização?
·         Como apropriar-se da informação e de suas complexas mediações
·         Como vamos exigir nossos direitos?
·         Educação como instrumento necessário
·         Acesso Universal ao ensino como democratização
·         Importância da Revolução Francesa !
·         Sociedade Burguesa subtraiu as camadas populares do acesso á educação escolar
·         Dificuldade de acesso ao ensino é um fator que atua contra a sua democratização
·         A permanência do educando na escola e a consequente terminalidade escolar definem a democratização do ensino
·         Permanência escolar com brechas dependendo das condições locais
·         Desde a década de 30 se ver esse fenômeno de altas taxas de evasão, e nenhuma decisão foi tomada
·         A sociedade burguesa procura por diversos mecanismos limitar o acesso e a permanência das crianças e jovens no processo de escolaridade
·         A repetência e a terminalidade tem implicações sérias e graves contra a democratização do ensino
·         A não permanência, o baixo nível de terminalidade e a qualidade de ensino são fatores antidemocráticos
·         Permanência e terminalidade dão-se na intimidade da escola e aí a avaliação da aprendizagem possui um papel importante.
·         Uma avaliação escolar conduzida de forma inadequada pode possibilitar a repetência, consequentemente evasão
·         Testes mal-elaborados, leitura inadequada, uso insatisfatório dos resultados, autoritarismo e etc.. tornam a avaliação um instrumento antidemocrático
·         Papel da avaliação da aprendizagem:
o   Possibilitar uma qualificação da aprendizagem do educando, sem pensar em classificar
2.      A atual prática da avaliação e democratização do ensino
·         A avaliação educacional escolar se processa na sala de aula;
·         Após a unidade de ensino os professores aplicam instrumentos para avaliar a aprendizagem do aluno;
·         Os professores esperam que os alunos expressem seus entendimentos e compreensões dos conteúdos;
·         Os instrumentos de avaliação são construídos baseados nas seguintes variáveis:
1.      Conteúdo ensinado;
2.      Conteúdo que pensa ter ensinado;
3.      Conteúdos extras.
·         Após elaboração do instrumento o professor faz uma revisão e por julgar fácil cria mais algumas dificuldades;
·         Os professores atribuem  notas que somadas formaram médias de aprovação ou reprovação sendo registradas no histórico escolar do aluno;
·         As escolas além de provas finais utilizam outras atividades para avaliação, como: testes intermediários, trabalhos entre outras atividades;
·         Entende-se avaliação como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão;
·         São três as variáveis para que o ato de avaliar cumpra seu papel:
1.      Juízo de qualidade
2.      Dados relevantes da realidade
3.      Tomada de decisão
·         1. Juízo de qualidade – são afirmações ou negações sobre algo, para atribuí-lo teremos que possuir um padrão ideal de qualidade.
·         O professor compara os resultados das condutas do aluno com as expectativas de resultado do padrão ideal de julgamento;
·         O juízo de qualidade deve estar fundado sobre os dados relevantes da realidade;
·         2. Dados relevantes da realidade – São as condutas aprendidas e manifestadas pelos alunos, sua aprendizagem será mais ou menos satisfatória baseado no padrão ideal;
·         3.Tomada de decisão – Baseia-se em três possibilidades:
1.      Continuar na situação em que se está;
2.      Introduzir modificações;
3.      Suprimir a situação.
·         Os professores dificilmente definem com clareza o padrão de qualidade que se espera da conduta do aluno;
·         Um padrão ideal de aprendizagem  seria o mínimo necessário naquilo que se estar ensinando;
·          A prática da avaliação é atravessada por questões disciplinares, de controle dos alunos e castigo;
·         Os dados relevantes deverão ser compatíveis com o objeto a ser avaliado e os objetivos que se tem;
·         Os professores consideram dados irrelevantes para tornarem os seus instrumentos de avaliação mais difíceis;
·         Pela avaliação reduzimos a criatividade e impedimos a construção do conhecimento do aluno manifestada por uma prática autoritária da avaliação e por isso antidemocrática;
·         A avaliação é expressa por meio de algum símbolo, seja ele numérico ou verbal, as notas são símbolos numéricos e os conceitos são símbolos verbais;
·         Essa média só pode ser obtida pelo fato de praticarmos um contrabando entre a qualidade e quantidade;
·         O contrabando entre qualidade e quantidade é uma forma pela qual os alunos podem sem aprovados sem deter os conhecimentos necessários numa unidade de ensino;
·         Se as escolas trabalhassem com o mínimo de conhecimentos, ela não teria necessidade de fazer média;
·         A atual prática de avaliação escolar contém muito de antidemocrático.
3.      Proposição de um encaminhamento: A avaliação diagnóstica
·         A atual prática de avaliação escolar não viabiliza um processo de democratização do ensino
·         Possibilita um processo cada vez menos democrático no que se refere à expansão do ensino e sua qualidade
·         Partir para uma avaliação diagnóstica
·         Modificar a avaliação de classificatória para diagnóstica
·         Avaliação ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem
·         Tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem
·         Saindo da ideologia de aprovação e reprovação e partindo para um diagnóstico da situação
·         Se determinado conhecimento ou habilidade é essencial para o aluno, ele tem que adquirir
·         Se não adquiriu aquele conhecimento tem que trabalhar para adquirir
·         Comparação com um diagnóstico médico
·         Todo inserir imagem com um diagnóstico médico
·         Proposição da avaliação
·         Avaliação como um instrumento de diagnóstico para o avanço
·         Tendo funções de autocompreensão:
      - do sistema de ensino
      - professor
      - aluno
·         Fornecendo uma automotivação do aluno, já que o aluno poderá enxergar seu crescimento mediante os níveis de aprendizado
·         Para que a avaliação cumpra essas funções, exige-se um rigor técnico que é:
- Medir resultados de aprendizagem claramente definidos, que estivessem em harmonia com os objetivos instrucionais
- Medir uma amostra adequada dos resultados de aprendizagem e o conteúdo de matéria incluída na instrução
- Conter os tipos de itens que são mais adequados para medir os resultados da aprendizagem desejados
- Ser planejados para se ajustar aos usos particulares a serem feitos dos resultados
- Ser construídos tão fidedignos quanto possível e, em consequência, ser interpretados com cautela

- Ser utilizados para melhorar a aprendizagem do estudante do sistema de ensino

Um comentário:

  1. síntese reflexiva no qual nossos colegas Jonatha e Jonas abordaram o tema a favor ou contra a democratização.E discutimos um pouco sobre esse tema

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