UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS IV – LITORAL NORTE
DISCIPLINA: AVALAIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
PROFESSOR: JOSEVAL MIRANDA
ALUNA: FERNANDA SILVA DA COSTA
Síntese
do texto “Ser professora: Avaliar e ser avaliado”
Ultimamente a visão sobre a
avaliação intensifica-se, acontecendo grandes mudanças curriculares e
avaliativas. A avaliação tornou-se, mas uma vez o “X” da questão no que diz
respeito a avaliação. Todos os professores e professoras tem sua história
diferente, mas todos tem em comum que o processo de avaliar estar ligado a
inclusão e exclusão, e com todas as dificuldades ,todos tem seus sonhos de uma
escola ligada ao projeto de emancipação social.
Ao falar em
avaliação muitos alunos ficam apreensivos, sem saber o que vão ser cobrados na
prova, esse é um momento muito tenso e de muita pressão para os alunos, o qual
não deveria ser assim, pois a avaliação deve ser o processo simples e natural,
para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos
alunos.Muitas vezes no cotidiano de um professor o processo de avaliar,
torna-se solitário.Hoje provas tradicionais perdem espaço para as novas formas
de avaliação; mas será que elas devem deixar de existir? A questão é distingui
o que significa prova e avaliação. Provas são recursos técnicos ligados a
exames e não a avaliação num entanto os exames são pontual e seletivos no que
diz respeito a avaliação,podendo, claro acontecer mudanças, segundo os
critérios de cada instituição.
O ato de
avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e orientação permanente. A
prova seleciona e classifica a avaliação de forma mais direta. A avaliação
didática necessária e permanente no trabalho docente, e que deve ser
acompanhado passo a passo no processo ensino aprendizagem. Falando um pouco
sobre avaliação classificatória configura-se com as ideias de méritos, julgamento,
punição e recompensas, já a avaliação quantitativa significa quantificar
opiniões e dados na forma de coleta de informações .Conhecer essa concepção
implica medir o objeto classificando criando a possibilidade de inseri-lo numa
hierarquia. Essa operação deve ser realizada pelo professor ao avaliar, cada um
de seus alunos.
O professor é
para seus alunos a pessoa na qual transforma os conteúdos em processo
avaliativo. O cotidiano escolar nos mostra ser ainda muito frágil no que diz
respeito a avaliação e ser avaliado; a professora no seu dia a dia ao AVALIAR
ESTAR SENDO AVALIADO, pois o processo que expõe resultados que classificam
alunos definidos no seu saber(entender) estar ligado diretamente a um tipo de
avaliação que permite observar o rendimento da professora.
Muitos professores utilizam a avaliação classificatória, pois sentem
obrigados a realiza La ou até mesmo é o
único processo que conhecem. O processo escolar de avaliação estar em plena construção e cada tijolo
colocado(estudantes,professores,conteúdos didáticos,movimentações pedagógicas e
etc...) fazem parte do desempenho dos professores em APRENDER E ENSINAR.Junto
com as praticas classificatórias professores aprende ensinando, a regra para
uma boa avaliação nada mas é que o dia a dia ,olho no olho, é através do
conhecimento ou seja quando a professora faz parte da vida escolar dos seus
alunos, então eles começam a se entenderem a se compreenderem melhor, e nessa hora que acontece a troca do
APRENDER E ENSINAR.Com tudo entendemos que a referencia continua sendo o ensino
e não a aprendizagem.
Sendo assim o processo avaliação
classificatória caracteriza-se por duas videntes QUANTITATIVA E AVALIATIVA
.A avaliação precisa de mudanças, e que
diariamente estamos observado essas mudanças através de quem as realizam; a
avaliação é concluída no despertar de quem conhecimento e o produto do
conhecimento são interligados.A avaliação promove a ligação entre ensinar e
aprender; no cotidiano escolar avaliando a professora também estar sendo
avaliada e é nesse momento que a professora conclui que é preciso classificar
para ensinar e que muitas vezes classificar não ajuda a ensinar melhor ,ou seja
na vida docente precisamos encontrar o meio termo ou melhor a essência da
aprendizagem.
REFERÊNCIA:
ESTEBAN, Maria
Teresa.Ser professora: avaliar e ser avaliado. In: ESTEBAN, Maria Teresa(org). Escola, currículo e avaliação. 2ª.ed.
São Paulo, Cortez, 2005, p. 13-37.
síntese reflexiva "Avaliar e ser Avaliado" no qual discutimos e refletimos sobre a Avaliação e concluímos que o educando ao se avaliar ele estar automaticamente se avaliando.
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