segunda-feira, 30 de junho de 2014

Síntese reflexiva "Ser professor:Avaliar e ser avaliado"

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CAMPUS IV – LITORAL NORTE
DISCIPLINA: AVALAIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROFESSOR: JOSEVAL MIRANDA
ALUNA: FERNANDA SILVA DA COSTA

Síntese do texto “Ser professora: Avaliar e ser avaliado”
Ultimamente a visão sobre a avaliação intensifica-se, acontecendo grandes mudanças curriculares e avaliativas. A avaliação tornou-se, mas uma vez o “X” da questão no que diz respeito a avaliação. Todos os professores e professoras tem sua história diferente, mas todos tem em comum que o processo de avaliar estar ligado a inclusão e exclusão, e com todas as dificuldades ,todos tem seus sonhos de uma escola ligada ao projeto de emancipação social.
Ao falar em avaliação muitos alunos ficam apreensivos, sem saber o que vão ser cobrados na prova, esse é um momento muito tenso e de muita pressão para os alunos, o qual não deveria ser assim, pois a avaliação deve ser o processo simples e natural, para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos.Muitas vezes no cotidiano de um professor o processo de avaliar, torna-se solitário.Hoje provas tradicionais perdem espaço para as novas formas de avaliação; mas será que elas devem deixar de existir? A questão é distingui o que significa prova e avaliação. Provas são recursos técnicos ligados a exames e não a avaliação num entanto os exames são pontual e seletivos no que diz respeito a avaliação,podendo, claro acontecer mudanças, segundo os critérios de cada instituição.
O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e orientação permanente. A prova seleciona e classifica a avaliação de forma mais direta. A avaliação didática necessária e permanente no trabalho docente, e que deve ser acompanhado passo a passo no processo ensino aprendizagem. Falando um pouco sobre avaliação classificatória configura-se com as ideias de méritos, julgamento, punição e recompensas, já a avaliação quantitativa significa quantificar opiniões e dados na forma de coleta de informações .Conhecer essa concepção implica medir o objeto classificando criando a possibilidade de inseri-lo numa hierarquia. Essa operação deve ser realizada pelo professor ao avaliar, cada um de seus alunos.
O professor é para seus alunos a pessoa na qual transforma os conteúdos em processo avaliativo. O cotidiano escolar nos mostra ser ainda muito frágil no que diz respeito a avaliação e ser avaliado; a professora no seu dia a dia ao AVALIAR ESTAR SENDO AVALIADO, pois o processo que expõe resultados que classificam alunos definidos no seu saber(entender) estar ligado diretamente a um tipo de avaliação que permite observar o rendimento da professora.
Muitos professores utilizam  a avaliação classificatória, pois sentem obrigados a realiza La ou até mesmo é  o único processo que conhecem. O processo escolar de avaliação estar em plena  construção e cada tijolo colocado(estudantes,professores,conteúdos didáticos,movimentações pedagógicas e etc...) fazem parte do desempenho dos professores em APRENDER E ENSINAR.Junto com as praticas classificatórias professores aprende ensinando, a regra para uma boa avaliação nada mas é que o dia a dia ,olho no olho, é através do conhecimento ou seja quando a professora faz parte da vida escolar dos seus alunos, então eles começam a se entenderem a se compreenderem  melhor, e nessa hora que acontece a troca do APRENDER E ENSINAR.Com tudo entendemos que a referencia continua sendo o ensino e não a aprendizagem.
 Sendo assim o processo avaliação classificatória caracteriza-se por duas videntes QUANTITATIVA E AVALIATIVA .A  avaliação precisa de mudanças, e que diariamente estamos observado essas mudanças através de quem as realizam; a avaliação é concluída no despertar de quem conhecimento e o produto do conhecimento são interligados.A avaliação promove a ligação entre ensinar e aprender; no cotidiano escolar avaliando a professora também estar sendo avaliada e é nesse momento que a professora conclui que é preciso classificar para ensinar e que muitas vezes classificar não ajuda a ensinar melhor ,ou seja na vida docente precisamos encontrar o meio termo ou melhor a essência da aprendizagem.
REFERÊNCIA:
ESTEBAN, Maria Teresa.Ser professora: avaliar e ser avaliado. In: ESTEBAN, Maria Teresa(org). Escola, currículo e avaliação. 2ª.ed. São Paulo, Cortez, 2005, p. 13-37.


Um comentário:

  1. síntese reflexiva "Avaliar e ser Avaliado" no qual discutimos e refletimos sobre a Avaliação e concluímos que o educando ao se avaliar ele estar automaticamente se avaliando.

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